terça-feira, 29 de abril de 2014

no caminho de drummonte- tv escola



















NO CAMINHO DE DRUMMOND

CONSULTORES
Professora Irene Terron Gadel -Língua Portuguesa
Professora Marília Oliveira -Produção de Texto
Professora Jô Fortarel -Literatura

TÍTULO DO PROJETO
E agora, Drummond?
v
MATERIAL NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
a. Xerox das poesias escolhidas pelo professor, para serem distribuídas aos alunos;
b.caderno, folhas avulsas, lápis , caneta, lápis coloridos ou canetas hidirográficas;
c.lousa, giz branco e giz de cor;eretro projetor e transparências (opcionais)
f.computadores conectados à Internet que os alunos possam usar(opcionais)
g.material para as teatralizações (roupas que sirvam para o figurino, objetos para ilustrar as poesias)opcionais
h) diferentes livros do poeta (Antologia Poética, Alguma Poesia, Sentimento do Mundo, A Rosa do Povo, Claro Enigmaetc.)
i),CDs, Dvds que apresentem a obra de Drummond, etc.
v
PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERÃO TRABALHADOS EM CADA DISCIPLINALÍNGUA PORTUGUESA
a) Noções de paralelismo sintático e semântico;
b) A relação entre a oralidade e a escrita.
PRODUÇÃO DE TEXTO
a) ampliação e aprofundamento da estrutura dos gêneros narrativo e
descritivo;
b)a criação do personagem e sua interação com tempo, espaço e verossimilhança;
c) revisão das principais figuras de estilo (metáfora, metonímia, antítese, hipérbole, sinestesia
LITERATURA
a)
estudo e análise da biografia do autor;
b)
leitura e análise da produção poética do autor para posterior identificação dos temas mais recorrentes em sua obra;
c)
a transposição da poesia: do papel para o palco criação cênica dos poemas escolhidos. Montagem de um espetáculo incluindo vida e obra do autor permeado de músicas, imagens, coreografias etc.
v
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Principais etapas e estratégias para trabalho interdisciplinar sugerido

Depois de se familiarizarem com os poemas de Drummond, os alunos podem estudar alguns recursos de estilo que o poeta usa. O professor pode mostrar os cinco explicados abaixo; certamente oprofessor pode acrescentar outros recursos que julgar relevante e também pode
pedir que os alunos identifiquem outros recursos que existirem nos poemas que estão estudando. Nas sugestões dadas, é freqüente que se encontrem dois ou mais dos recursos destacados num mesmo poema:
a
-
Alternância entre o registro padrão e o registro coloquial. Exemplos podem ser encontrados:
-
em Brejo das almas: “Não se mate”:
“Carlos sossegue, o amor/ é isso que você está vendo:/hoje beija, amanhã não beija,/depois de amanhã é domingo/ e segunda-feira ninguém sabe/ o que será”.São, ainda, exemplos:
-em Sentimento do mundo “Privilégio do mar”; “Dentaduras duplas”
-em Boitempo: “Telegrama”
-em Amar se aprende amando“Assanhamento”

b-Repetição de estruturas sintáticas na estrofe
–freqüentemente em anáfora, mas não sempre -como aparece em “José”(José):
“Se você gritasse/ se você gemesse/ se você tocasse/ a valse vienense/
se você dormisse/ se você morresse.../ Mas você não morre/ você é
duro, José.”
Exemplos de outros poemas que apresentam o mesmo recurso:
-em Rosa do povo: “Consolo na praia”; “Resíduo”;
-em Fazendeiro do ar“O enterrado vivo”;
-em Claro enigma:poema V de “Os bens e o sangue”;
-em As impurezas do branco “Ainda que mal”;
-em Sentimento do mundo “Poema da necessidade”;
-em Boitempo: “Vida vidinha”.
c-Imagens inesperadas, freqüentemente usando elementos prosaicos
–como a dentadura no poema citado “Dentaduras duplas”(Sentimento do mundo)
;
“Dentaduras duplas/ inda não sou bem velho/ para merecer-vos.”
Exemplos desse recurso também estão:
-em Alguma poesia “Cota zero”;
-em Boitempo“O resto”; “Ordem”;

Nenhum comentário:

Postar um comentário